quinta-feira, 29 de abril de 2010

Como sou como professor aprendiz?

Apesar de minha Educação Básica ter ocorrido em um modelo tradicional de formação, sempre preocupei com o ensino que oferecia aos meus alunos, procuro sempre me adequar ao novo. Já estou na educação há 24 anos e tenho acompanhado essa evolução educacional em que os métodos atuais propõem e a chegada de novas ferramentas de trabalho na escola, favorecendo aos educandos serem agentes ativos e participantes da construção do conhecimento. Quando iniciei a carreira de professora os recursos disponíveis eram muito poucos, só contávamos basicamente com o quadro e às vezes faltava até mesmo o giz, a criatividade do professor contava muito para motivação dos alunos as aulas.

Diante do trabalho que desenvolvo estou sempre refletindo sobre os resultados alcançados para possíveis alterações na prática. Os desafios do dia-a-dia de trabalho são muitos, porém vejo a necessidade de está sempre incorporando concepções atuais e adotando o que temos a nosso favor ,quando chegou os computadores na escola achei que tomaria o lugar do professor, mas não resistir e comecei então a trabalhar com projetos utilizando o laboratório de informática, percebi que o mesmo deu condições de inovar minhas aulas e que os recursos tecnológicos são aliados para renovação e diversificação da prática pedagógica.

Tenho usufruído de todas as oportunidades que me foram dadas de atualização e procuro preparar-me para todas as funções que já ocupei, como: professora, coordenadora e supervisora, sei que a busca do conhecimento tem que ser constante. Atualmente desempenhando a função de Supervisora, a qual deve fortalecer a Gestão Escolar, estou utilizando como fonte constante de auxilio no trabalho a informática e internet que são recursos valiosos e seria impossível adquirir os dados das escolas para análise, reflexão e intervenção nas realidades vivenciadas por cada U.E em que acompanho.


Rita Cássia

Nenhum comentário:

Postar um comentário